Hera Sul

Em 14 de agosto foi o dia do Controle da Poluição Industrial. Para marcar a data, fizemos um post sobre a importância do PGRS

Qual a importância do PGRS no controle da poluição industrial?

Agosto é marcado por várias datas que lembram a importância dos cuidados com o meio ambiente. Neste mês há o Dia do Biodiesel, Dia Interamericano da Qualidade do Ar, da Limpeza Urbana, do aniversário do Instituto Chico Mendes e também do Controle da Poluição Industrial, comemorado hoje (14).

Neste contexto, muitas empresas vêm implementando processos cada vez mais comprometidos em preservar o meio ambiente.

Dentre várias possibilidades de ações com esse objetivo, vale lembrar da importância da implementação do PGRS, o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, tanto nas indústrias quanto no comércio ou empresas de serviços que estão enquadradas na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Mas afinal, porque o PGRS é tão importante?

Toda empresa que gera resíduos é, pela lei, responsável pelo descarte correto desses materiais, devendo providenciar o correto acondicionamento e armazenamento dos resíduos provenientes de sua atividade produtiva, qualificar empresas para uma adequada coleta, transporte, tratamento e disposição final do mesmo.

Além disso, o PGRS é em muitos casos, um condicionante para a obtenção de alvarás de funcionamento e para a obtenção de diversas licenças, por exemplo e deve ser apresentado com periodicidade variável de acordo com a legislação de cada município.

E mais do que isso: o PGRS vai além das questões meramente formais/legais, pois representa um compromisso real de cada empresa em preservar o meio ambiente para esta e novas gerações, trazendo também benefícios sociais, econômicos e culturais.

Em Rio Negrinho, a Hera Sul cumpre com seu dever mantendo seu PGRS atualizado anualmente além dos demais serviços ambientais prestados, mantendo o alto padrão de qualidade em suas operações.