Hera Sul

A Hera Sul é parceira do projeto Papa Pilhas, idealizado pelo Auto Posto Germânia

Você sabia que pode descartar gratuitamente pilhas e baterias no Papa Pilhas do Auto Posto Germânia? Projeto é realizado em parceria com a Hera Sul

Todos sabemos que pilhas e baterias de forma geral tem componentes prejudiciais ao meio ambiente e à nossa própria saúde, se descartados ou utilizados de forma inadequada.
 
Por isso, muitas vezes ficamos na dúvida sobre como exatamente fazer o descarte correto desses materiais. Afinal, se não podemos colocar direto na lixeira para o coletor recolher, como fazemos?
 
Foi em função dessa demanda e com o objetivo de facilitar o descarte correto para os moradores da cidade bem como contribuir com o meio ambiente e com a saúde de toda a comunidade, que em 2014 começou o projeto Papa Pilhas, uma parceria entre o Auto Posto Tradição, na época e a Hera Sul.
 
Posteriormente o posto passou a ser da Rede Germânia, mas o projeto continuou e até hoje, através dessa iniciativa mais de 4 mil quilos de pilhas e baterias deixaram de ser descartados de forma incorreta, contaminando o solo e rios da cidade e região.
 
COMO FUNCIONA?
 
De acordo com Júlio Wachtel, gerente do Auto Posto Germânia, qualquer pessoa, seja cliente ou não, pode entregar pilhas e quaisquer tipos de baterias nos postos da Willy Jung, no Centro ou no da BR 280, no Industrial Sul.
 
“Só pedimos que esses materiais sejam entregues em uma sacola plástica aos nossos frentistas. É tudo levado para a nossa Central de Resíduos, onde são separados conforme a classe e depois levados também separadamente à Hera Sul, que faz o descarte de forma correta, evitando a contaminação da natureza”.
 
E O QUE É FEITO DEPOIS COM ESSAS PILHAS E BATERIAS?
 
Eduardo Kmiecik, Auxiliar  Ambiental da Hera Sul, explicou que quando chegam na empresa, as pilhas e baterias são colocadas em um tambor e depois encapsuladas através de um processo de solidificação com cimento.
 
“Depois essas cápsulas são levadas para as nossas células de resíduos classe 1, onde há todo um rigoroso processo que impede a contaminação do meio ambiente”.
 
COMO COMEÇOU
 
Wachtel contou que o projeto começou para atender uma demanda manifestada pelos  próprios clientes.
 
“Como o posto tem uma Central de Resíduos contaminados – como é a caso das estopas e filtros lubrificantes – muitas pessoas começaram a trazer pilhas e baterias para que pudéssemos descartar corretamente também. Então a gente fez uma parceria com a Hera Sul, através da qual dividimos os custos desse novo serviço, criado especialmente para recolher esses materiais. Assim nasceu o Papa Pilhas”.
 
MENSAGEM
 
Aproveitando que hoje (27) é o Dia Mundial da Limpeza Urbana, Wachtel e Kmiecik deixaram uma mensagem especial à toda comunidade.
 
“Cada pilha que for descartada aqui será significativa, pois cada passo que a gente dá para fazer o descarte correto de resíduos é importante para o meio ambiente”, salientou Kmiecik.
 
“Quero lembrar que cada um de nós é responsável pelo seu resíduo, por isso a importância do descarte correto desses materiais. O Auto Posto Germânia está à disposição da comunidade com o Papa Pilhas mas temos na cidade outros projetos bem importantes também, que incluem o recolhimento e destinação correta do óleo de cozinha usado, de lâmpadas fluorescentes, de excedentes de material de construção, de materiais recicláveis e outros. Vale a pena aderir!”.  
 
MAIS INFORMAÇÕES
 
Auto Posto Germânia
 
Centro
 
Roberto Martin, 131
 
Atendimento: das 06h às 22h, de segunda a sábado; domingos das 08h às 22h
 
Telefone: 36448715
 
Industrial Sul
 
BR 280, 1400
 
Atendimento: das 06h às 22h, de segunda a sábado e aos domingos das 07h às 22h
 
Telefone: 3644 5015