Hera Sul

Você sabia que a Hera Sul tem uma autoclave, que impede que o lixo hospitalar contamine o meio ambiente?

Resíduos de serviços de saúde (RSS), usualmente denominados de lixo hospitalar, são os rejeitos de atividades exercidas nos serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, que por suas características, oferecem risco de contaminação. Por isso, necessitam de processos rigorosos de manejo, exigindo ou não tratamento prévio à sua disposição final.

Visando aprimorar seus processos, a Hera Sul conta com uma autoclave que abrange resíduos biológicos (cultura, inóculos e outros); sangue e hemoderivados; resíduos perfuro cortantes, cirúrgicos (com exceção de peças anatômicas); e resíduos decorrentes da assistência ao paciente, como secreções, excreções e outros. 

Como funciona?

O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água sob pressão e em temperatura elevada (entre 105 e 150°C) por um período de tempo suficiente para matar os micro-organismos, obtendo uma alta eficiência de desinfecção. 

Vantagens

Este processo causa baixo impacto ambiental e requer capacitação, custos de investimentos e operação medianos, se comparados a outras tecnologias, como a incineração, por exemplo. 

A autoclave da Hera Sul tem capacidade para 900 kg de resíduos por ciclo de operação e tornou-se um equipamento ainda mais importante durante a pandemia. 

Depois de passar pela autoclave, os resíduos são encaminhados à célula de disposição final Classe 2.