Hera Sul

Visita Técnica ACIRNE – Núcleo do Meio Ambiente

Em visita técnica à Hera Sul, especialistas do Núcleo de Meio Ambiente da Associação Empresarial elogiam processos da empresa.

Integrantes do Núcleo de Meio Ambiente da Associação Empresarial de Rio Negrinho realizaram uma visita técnica na Hera Sul na tarde do dia 20 de agosto. A atividade fez parte da programação da Semana dos Núcleos e contou também com a participação de Casciane Antunes e de Júnior Sobczak, respectivamente presidente e consultor da Associação.

Sendo a Hera Sul uma empresa de um grupo com mais de 30 anos no mercado e com 13 anos anos de atuação em Rio Negrinho, a Hera Sul é uma multinacional especializada em aplicar técnicas de engenharia nas áreas de valorização, tratamento e disposição final de resíduos sólidos, tratamento de efluentes líquidos e tratamento e disposição final de resíduos de saúde. Na unidade de Rio Negrinho, a empresa mantém um aterro industrial contando também com uma moderna central de tratamento térmico de resíduos de Saúde e Industriais, atendendo dezenas de outras empresas de todos os portes, situadas nos três estados do Sul do Brasil.

Na apresentação, os técnicos da Hera Sul apresentaram vários dados e detalhes de suas operações, destacando também as ações pela preservação do meio ambiente e de interação com a comunidade, através de várias iniciativas, que mais recentemente incluíram a adoção de uma praça e de um ponto de ônibus do bairro São Pedro, onde a empresa está sediada.

Além das explicações, o grupo da Acirne também fez uma visita de campo na empresa, conhecendo in loco todas as áreas e processos do tratamento e destinação de resíduos. A atividade foi avaliada positivamente pelos especialistas.

“Sem dúvidas foi uma visita muito elucidativa, conhecemos todo o processo deles e todos os cuidados que tem com o meio ambiente, para evitar a contaminação e toda a preocupação e cuidado com a comunidade em si. A Hera Sul é uma empresa toda preocupada com a área social e com a área ambiental! Realmente eles estão fazendo um trabalho muito seguro, muito bonito. Depois de vir visitar aqui, a gente acaba ficando mais tranquilo de enviar o nosso resíduo para cá”, destacou Cilmara Schauer, engenheira química da CVG (Companhia Volta Grande de Papel ).

“Já estou na quarta visita na Hera Sul e cada vez que venho aqui percebo que a empresa adotou novas tecnologias e novas formas de tratamento dos resíduos sólidos. É muito bom a gente ver como são tratados esses resíduos e as novas tecnologias que vem sendo incluídas nesses processos de tratamento”, enfatizou João Vitor Matias Daufenback, engenheiro florestal e especialista em Georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos. João Vitor é um dos profissionais que atua na Murara Engenharia.

Para a coordenadora do Núcleo, a engenheira ambiental Kethely Grossl, da Gota Ambiental, a atividade foi bastante proveitosa.

“Foi muito satisfatório. Pudemos conhecer cada operação do aterro industrial da Hera Sul e verificar todos os controles ambientais que eles executam, dando mais segurança ambiental para o município e para as empresas que disponibilizam seus resíduos aqui. Foi de grande valia essa visita hoje”.

Augusto Scheleder, Gerente Comercial da Hera Sul, frisou que a empresa tem vários engenheiros e técnicos em diferentes áreas, que estão à disposição da Acirne e da comunidade para parcerias em projetos profissionais, ambientais, sociais, culturais ou outros. Ele também destacou a importância em receber o grupo.

” Sempre é uma satisfação receber nossos clientes, fornecedores e a comunidade, mostrando os critérios técnicos que a gente tem, a parte de segurança do trabalho e toda a segurança operacional em que investimos. Em função da pandemia não vínhamos recebendo visitas, mas agora já estamos tendo a oportunidade de retomar essa atividade aos poucos e isso é muito bom”.