Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social-Peacos Hera Sul
Para garantir um desenvolvimento econômico sustentável é premente a adoção de ações integradas e a quebra de paradigmas por parte dos diferentes atores envolvidos e corresponsáveis por garantir um ambiente saudável a todos. O setor privado, enquanto ator essencial no processo de construção de um desenvolvimento sustentável, pode desenvolver ações institucionais destinadas ao controle e monitoramento dos aspectos ambientais em seu próprio processo produtivo. Complementarmente, ações do setor privado destinadas a melhorar as condições ambientais de uma determinada comunidade ou de um determinado ecossistema são de extrema relevância e demonstram a efetivação de sua corresponsabilidade ambiental.
A empresa Hera Sul Tratamento de Resíduos Ltda., muito mais do que controlar a sua operação evitando impactos negativos ao ambiente, objetiva desenvolver ações que consolidem a sua corresponsabilidade ambiental e social. Para isso, por intermédio do seu Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social (PEACOS) implementou a Trilha Ecológica Hera em fragmento da Floresta Ombrófila Mista, com a finalidade de sensibilizar a comunidade local, por meio de três grupos de atuação distintos, quanto à importância dos serviços ecossistêmicos prestados por ambientes preservados. Adicionalmente, também visa abrir espaço de diálogo entre setor privado e a comunidade local, além de oportunizar melhor conhecimento e entendimento dos serviços ambientais prestados pela empresa, minimizando resistências e criando espaços de discussão.
Por meio de uma trilha monitorada por instrutores treinados, a Trilha Ecológica Hera proporciona o estreitamento das relações homem-natureza e consiste em um instrumento de mudança de comportamento do indivíduo participante. As atividades desenvolvidas na trilha serão fundamentadas em uma educação ambiental crítica, contribuindo para o debate educacional, inserindo o sujeito como responsável pela mudança de sua própria realidade e não dissociando a questão ambiental da questão social.
Tomará Como Base de Trabalho Quatro Temática Distintas Relacionadas a:
1
FLORESTA E OS SERVIÇOS
ECOSSISTÊMICOS
2
EDUCAÇÃO
PEDOLÓGICA
3
INTERAÇÃO ECOLÓGICA-
MUTUALISMO
4
IMPACTOS ANTRÓPICOS
SOBRE O MEIO AMBIENTE
AS QUAIS PODERÃO SER DESENVOLVIDAS DE FORMA ALTERNADA OU SIMULTANEAMENTE.
Atividades permanentes e complementares as temáticas de trabalho também são desenvolvidas aos grupos visitantes e permite o esclarecimento dos serviços ambientais prestados pela empresa e atividades de adensamento e enriquecimento florestal.
A partir das ações implementadas e atividades propostas na Trilha Ecológica Hera, está se consolidando como uma ferramenta importante para a sensibilização comunitária e contribui com ações locais e regionais na promoção do desenvolvimento sustentável.