Hera Sul

Hera Sul e Battistella patrocinam o estudo de mapeamento das áreas de risco do perímetro urbano de Rio Negrinho!

Estudo realizado a partir de uma parceria entre o Núcleo Comunitário Contra Enchente e a  UDESC Planalto Norte vai mapear áreas de risco de inundações no perímetro urbano da cidade e propor ações que possam minimizar seus danos à comunidade, meio ambiente e economia local.

A iniciativa partiu do  Núcleo, que é ligado à Associação Empresarial (Acirne) e tem o patrocínio da Battistella Indústria e Comércio Ltda. e Hera Sul Tratamento de Resíduos. O investimento total é de R$ 10.704,00.

O trabalho, que começou dia 1° de dezembro de 2021 e seguirá até 30 de novembro deste 2022, é coordenado pelo professor doutor Leonardo Romero Monteiro, que desenvolve pesquisas em desastres naturais, principalmente inundações. O especialista possui ainda diversos artigos publicados em periódicos e eventos sobre o tema. O projeto conta também com a participação de um acadêmico de Engenharia Civil da Udesc.

Na pesquisa está prevista uma avaliação das  medidas não estruturais já existentes no município bem como ajustes nessas medidas, quando necessário e ainda a proposição de novas ações de segurança à comunidade para quando houver enchentes e alagamentos.

Conforme os realizadores da iniciativa, Rio Negrinho já tem um Plano de Macrodrenagem, que avalia as possíveis inundações considerando diversos períodos de retorno.

“Entretanto, esse Plano não se atenta à velocidade do escoamento para definir o perigo da inundação, que depende tanto da profundidade quanto da velocidade do escoamento. Assim, o mapa de mancha de inundação não é efetivo para identificar o perigo real”, justificou o especialista.

Outro argumento que justifica a realização desse novo estudo é que também ainda não é avaliada a vulnerabilidade da localidade, fazendo-se impossível avaliar o risco das inundações.

De acordo com os realizadores do novo estudo, a produção de um mapa de vulnerabilidade apresentará quais as regiões são mais sensíveis ao perigo e merecem maior proteção, evitando o desperdício de recursos e do impacto ambiental. O especialista se comprometeu ainda a analisar as medidas não estruturais já existentes em Rio Negrinho e merecem maior proteção, evitando o desperdício de recursos e do impacto ambiental.
O especialista se comprometeu ainda a analisar as medidas não estruturais já existentes em Rio Negrinho e as que estão no Plano de Macrodrenagem para compreender como estão sendo executadas.

“A partir desse levantamento inicial, poderemos entender se existe sobreposição, se novas medidas podem ser propostas, e, ainda, como promover as medidas já existentes com maior efetividade. Essa atividade tem o intuito de aplicar uma abordagem integrada entre as medidas estruturais a serem efetivadas e medidas não estruturais”, explicou.

Monteiro esteve recentemente em Rio Negrinho, apresentando detalhes do estudo na Acirne. Além disso, acompanhado dos integrantes do Núcleo Contra Enchente, esteve na sede do Samae, apresentando o trabalho para o prefeito Caio Treml e sua equipe.

Para a Hera Sul, mitigar o efeito das cheias é importante sobretudo para que os recursos aplicados em medidas de reconstrução e atenção aos vulneráveis que sofrem o impacto destas cheias por consequências da mesma, possam ser direcionados ao bom desenvolvimento da atenção ao cidadão nas áreas da educação, saúde dentre outros aspectos.     
A Acirne lembra que empresas interessadas podem aderir ao projeto entrando em contato pelo fone 36442131.