Hera Sul

Lâmpadas fluorescentes: como a Hera Sul faz a descontaminação e o descarte desses materiais

Campanhas de arrecadação e destinação correta de lâmpadas fluorescentes vem há tempos se tornando bastante comuns em diversos lugares, em função do trabalho de ongs e organizações diversas que cada vez mais começam a desenvolver ações voltadas à preservação do meio ambiente.

E tanto a descontaminação quanto a destinação de lâmpadas são serviços oferecidos pela Hera Sul. 

Por que acontece a descontaminação das lâmpadas? 

A descontaminação é necessária devido aos componentes tóxicos presentes na composição desses produtos e varia de acordo com cada modelo.

 Como é? 

• Nesse processo são primeiramente separados os terminais (componentes de alumínio, soquetes plásticos e estruturas metálico-eletrônicas). 

• Depois, os pedaços de vidro (em forma de tubo, cilindro ou outro formato) são limpos e testados para a redução da concentração de mercúrio. Caso o mercúrio seja reduzido de acordo com as especificações, os vidros podem ser encaminhados para a reciclagem. 

• Por fim, o pó fosfórico, que é o pó branco que fica dentro da lâmpada, é enviado para destilação e o mercúrio será recuperado em seu estado líquido elementar para que seu descarte não seja irregular nem se torne cíclico.

• A única parte da lâmpada que não é reciclada é o baquelite, que fica em suas extremidades e acaba sendo destinado corretamente para uma das células do aterro.

 Parceria 

Em Rio Negrinho, acontece já há muitos anos o Recicla CDL, através do qual a comunidade entrega para o descarte correto lâmpadas fluorescentes e eletrônicos que estão em desuso. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a CDL através do fone 36442999. 

Lâmpadas recolhidas para descarte.