Hera Sul

DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL | 14/08

Em 14 de agosto é comemorado o Dia de Combate à Poluição Industrial e tem por objetivo a conscientização sobre a responsabilidade das indústrias, que devem buscar alternativas para evitar a poluição do meio ambiente. A data, proposta pelo Ministério do Meio Ambiente, sugere a redução dos poluentes emitidos pelas empresas e alternativas de reestruturação ambiental.

A poluição é definida pela Lei nº 6938/81 como “a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.”

A poluição pode ocorrer como consequência de vários processos, como o descarte inadequado de esgoto e resíduos, liberação de gases tóxicos por fábricas e veículos automotores, queimadas e até volumes muito elevados de som. As principais formas de poluição existentes hoje são a hídrica, a atmosférica, a do solo, a sonora e a visual.

Evento de Conscientização

Em São Bento do Sul/SC, o dia foi de conscientização sobre o tema. Em evento realizado na Associação Empresarial (ACISBS), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, representantes de empresas, órgãos públicos e a população em geral prestigiaram as explanações que tiveram o objetivo de contribuir para a conscientização da minimização da poluição.

O Evento contou com três palestras:
– “O Tratamento de Águas Residuárias” com Débora Garcia Emboaba e Jean Marcelo Fuck – SAMAE/SBS;
– “O Gerenciamento de Resíduos Sólidos, aterro Classe I e II” com Boanerges Carneiro Jr – HERA SUL, e;
– “Controle de Poluição Ambiental como Estratégia de Competitividade” com o Dr. Joel Dias da Silva e Msc Fernando Scaburri – METAQUIMICA.

Os participantes puderam ainda acompanhar algumas inspeções veiculares de emissões atmosféricas em motores a diesel, que foram realizados durante todo o dia gratuitamente por técnicos da Fetrancesc.

O Engenheiro Ambiental Boanerges Carneiro Jr., Consultor Comercial da Hera Sul, ressaltou no evento o compromisso da empresa em oferecer tratamento seguro e ambientalmente adequado de resíduos Industriais e de Serviço de Saúde. Também, foram destacados os cuidados ambientais, monitoramentos e procedimentos, alinhados com a Politica Interna de Qualidade e Meio Ambiente da empresa, que garantem total prevenção a poluição, tanto em seus processos, como na destinação final de resíduos de seus clientes.

Explanação do Engenheiro Ambiental Boanerges Carneiro Jr., representante da Hera Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *